Viajar de carro pelo Nordeste: dicas de lugares imperdíveis.

Viajar de carro pelo Nordeste é sem dúvida um roteiro inesquecível. Mesmo exigindo um tempo maior no deslocamento, tem coisas […]

Viajar de carro pelo Nordeste é sem dúvida um roteiro inesquecível. Mesmo exigindo um tempo maior no deslocamento, tem coisas que só uma uma bela aventura em quatro rodas oferece: conhecer ou reviver memórias em cenários quase que paradisíacos, principalmente para quem faz uma pausa estratégica em Alagoas. O litoral do Nordeste é extenso. E vale cada segundo, mesmo depois de desembarcar de um avião, alugar um carro e cair na estrada.

Também é possível aproveitar todo o caminho. Mas para te ajudar nessa escolha, trouxemos algumas sugestões com os melhores praias para se conhecer no Nordeste. Se o tempo for mais curto, escolha alguns dos intinerários abaixo, mas não deixe de curtir essa viagem. Te garantimos que o visual de cada trecho vai valer muito a pena! Ah… E se sair da rota, não se preocupe! Reajuste conforme o que foi planejado anteriormente, afinal flexibilidade garante leveza, tranquilidade e mais diversão.

Quer viajar de carro pelo Nordeste? Confira as distancia entre as principais capitais nordestinas

Além da rota, que é muito fácil de desviar diante tantas belezas, durante sua jornada é preciso ficar atento aos cuidados com carro. Certifique-se de que o veículo está em perfeitas condições e preparado para pegar a estrada. Se o carro é próprio, vale uma revisão geral. Caso seja alugado, pergunte quando foi a última revisão e tenha em posse todas as documentações necessárias, caso seja alvo de fiscalização.

Anote outras recomendações: prepare-se financeiramente, afinal não é apenas o consumo de combustível, mas deixe uma reserva extra para possíveis emergências, hospedagem, passeios e alimentação. Capriche nas playlists e nas brincadeiras que poderão ser feitas durante o trajeto.

Com tudo anotado, vamos às dicas? Confira o trajeto, duração média da viagem e os lugares que valem a pena conhecer:

São Luís x Teresina 433 km (6h42)

A viagem já começa com a Rota das Emoções. Passando po Grandes Lençóis Lagoa Azul e do Peixe e pode até ter uma pernoite em Barreirinhas. Para quem gosta de uma atração mais rústica, acorde cedinho para visitar Vassouras, uma comunidade de pescadores, e subir até o farol para visualizar os grandes Lençóis.

Se tiver em carro tipo 4×4, faça a trilha pelas praias para o “Oásis de Rio Novo” nos Pequenos Lençóis.

Pela estrada, passe pelas praias de Tutóia Velha, Lagoinha, Barro Duro, Cana Brava e Ponte de Jandira, que chega no limite de nosso próximo estado: Piauí.  Durante o caminho até a capital, visite a praia Pedra do Sal e Barra Grande. Passeie pela orla de Luis Correia, Lagoa do Portinho, praia de Atalaia, Coqueiro, Maramar e Macapá, onde dá para fazer um passeio de barco e ver cavalos-marinhos.

Teresina x Fortaleza 593 km (8h)

Quando chegar em Teresina, visite o Parque Nacional de Sete Cidades. E seguindo rumo à Fortaleza, você vai se deparar com lugares indescritíveis como: Delta do Parnaíba, Camocim, Granja, Jijoca de Jericoacora e a badalada “Jeri”, destino muito popular no Ceará que requer programação com certa antecedência, inclusive para os passeios.

Em Fortaleza, ainda é possível passar pela orla urbana, parques aquáticos e outras praias famosas como: Canoa Quebrada, Praia de Ponta Grossa, Aquiraz e  Tatajuba.

Morro do Careca, no bairro de Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte. (Reprodução/Reprodução)

Fortaleza x Natal 532 km (6h45)

O Trajeto termina com a visita a São Miguel do Gostoso, divisa com a capital do Rio Grande do Norte. Essa parte da viagem é para se aproveitar sem pressa, inclusive fazendo uma pausa por Mossoró para conhecer as águas termais da rehião.

Durante o trajeto visite Aracati, em especial a praia de Majorlândia; Beberibe, que fica a 100 km de Fortaleza, e a Praia das Fontes.

Natal x João Pessoa 191 km (2h30)

Até chegar ao próximo estado: Paraíba. Você conhece diversos balneários famosos no Nordeste, entre eles Genipabu. Mais visuais de mar transparente e falésias multicoloridas. E é aqui que inicia os trechos do litoral nordestino mais cheios de charme. Natal tem inúmeros atrativos turísticos locais, por isso, incluir uns dias na cidade vai deixar a viagem inesquecível.

Passe por Tibau do Sul e visite a famosa vila de Pipa, conhecida por belíssimas praias como a praia homônima e a badalada Praia do Amor, favorita entre os apaixonados. E na divisa, aprecie o por do sol na Baía Formosa e concorde com o nome!

João Pessoa x Recife 121 km (2h)

As praias da Paraíba são belíssimas. Quem não ouviu falar da Praia de Tambaba? Popular por ser a primeira praia de naturismo do Nordeste. Nesse trajeto você ainda pode se deliciar na Praia do Conde.

O litoral Norte de Pernambuco é conhecido pela Ilha de Itamaracá, famosa por inspirar diversas canções do Reginaldo Rossi. Mas durante o trajeto, vale um desvio na rota para Olinda, a fim de conhecer mais sobre a história dos holandeses em Pernambuco. Além disso, a cidade é convidativa por seus ateliês dos bonecos gigantes, frevo, as igrejas e os ótimos restaurantes estão espalhados em todas as esquinas.

 

Encontro do Mar da Barra de São Miguel e a Lagoa de Roteiro no litoral Sul de Alagoas.

Recife x Maceió 258 km (4h)

O trajeto de Recife à Maceió pode ser feito pela BR 101, o que não garante vistas lindas, mas acelera a viagem. Mas, se a intenção for curtir com calma, seguindo pelo litoral Sul de Pernambuco, praias como Gaibu, Porto de Galinhas e Tamandaré estarão no caminho e vão arrancar suspiros, assim como o litoral norte de Alagoas.

Entre os atrativos estão as piscinas naturais em Maragogi, peixes-bois em São Miguel dos Milagres e coqueirais a perder de vista, até a orla de Maceió, uma das mais lindas do Brasil. Apesar de urbanas, as praias da capital são apta para banho, o que também mais acolhedora e aconchegante. Não deixe de passar a pé e fazer uma pausa para um mergulho nas praias de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara.

Maceió x Aracaju 276 km (4h)

De norte a Sul, Alagoas é linda! E, deixando Maceió e seguindo para Aracaju, ainda é possível deslumbra-se com inúmeros paraísos naturais. Entre eles, Praia do Francês, Barra de São Miguel e Praia do Gunga, paraíso com um mar de um lado e a Lagoa do Roteiro do outro. Outro passeio famoso é o que vai à Vila Palatéia, maior produtora de ostras do estado.

No estado de Sergipe, aproveite para mudar a paisagem e conheça um pouco mais sobre a influencia do Rio São Francisco no estado, conhecendo a cidade de Neópolis. Além disso, a passagem entre as cidades praianas de São Cristovão, Santa Cruz dos Abaís, Ponta, Mangue Seco e Sítio do Conde te esperam!

Inclua uma parada pelas cidades sergipanas de São Cristovão e Laranjeiras para uma verdadeira viagem histórica.

Aracaju x Salvador 327 km (4h30)

Chegando no último estado do Nordeste, a Bahia. Embora o litoral seja curtinho, é composto pelas conhecidíssimas praias: Costa do Sauípe, Imbassaí, Praia do Forte e Salvador.  Muitos desses refúgios abrigam parte da história do povo brasileiro.

 

Com certeza, essa será a melhor viagem da sua vida! E o melhor é que você não precisa fazê-la toda de uma vez. Agora que você já sabe as melhores dicas e distâncias para viajar de carro pelo Nordeste e te convidamos a explorar mais a Barra de São Miguel. Coloque o roteiro como ponto de parada e aproveite que a cidade fica a poucos minutos de Maceió. E não precisa procurar muito por um hotel que proporciona as melhores experiências para você. Conheça o Gungaporanga e boa viagem!

Leia também:

Drinks Brasileiros: qual seu favorito?

Drinks Brasileiros: qual seu favorito?

Caipirinha é um dos drinks brasileiros mais famoso no mundo inteiro. Não há quem resista a mistura de limão, açúcar […]

Leia mais
Turismo nacional pós-pandemia: como será?

Turismo nacional pós-pandemia: como será?

O turismo nacional pós-pandemia está se mostrando cada vez mais ativo. Viajantes começam a retomar seus passeios de carro, hotéis […]

Leia mais
Veja porque você deve se inscrever na lista VIP do Gungaporanga

Veja porque você deve se inscrever na lista VIP do Gungaporanga

A lista VIP do Gungaporanga já está circulando e quem ainda não se inscreveu, tem até o final de outubro […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp