Roteiro de viagem: 6 dicas para construir o seu!

Elaborar um roteiro de viagem não é trabalhoso, se você o faz com antecedência, consegue até economizar. Nossa proposta é […]

Elaborar um roteiro de viagem não é trabalhoso, se você o faz com antecedência, consegue até economizar. Nossa proposta é te ensinar a fazer esse planejamento prévio e te encontrar no Gungaporanga em breve!

Viajar é um passatempo maravilhoso porque envolve emoção desde a elaboração do roteiro de viagem até chegar e desfrutar do destino, seja lá qual for. Curtir um outro lugar depois desse período caseiro de cautela, não parece má ideia e uma coisa é certa:  vamos “meter o pé” na estrada (ou nas nuvens) e explorar novos lugares.

Roteiro de viagem perfeito em 6 dicas

A imagem de que viajar envolve muito dinheiro fica para trás. Pense que sair de casa para outro lugar é preencher-se de novas experiências, pois desde o roteiro já é possível agregar conhecimento, cultura e tomar decisões mais assertivas. Vamos mostrar isso nas dicas abaixo. Vem conferir!

1 – Planejamento

É a partir dele que você começa as definições, entre elas, o orçamento.  Qual o valor máximo de gasto para esse passeio? Por exemplo, se a ideia é uma viagem romântica, é preciso pensar com quem as crianças ou pets vão ficar durante o período fora e se vai ser preciso pagar por esse suporte. Outros exemplos de tomada de decisão que são as opções de destino, nacional ou internacional, se o destino é de sol e mar ou campo.

Para facilitar esse processo, em conjunto com a companhia de viagem, faça uma lista de perguntas sobre os lugares que gostariam de conhecer. Seguem algumas sugestões:

  • Quando é a alta temporada?
  • Existem atrações interessantes fora desse período?
  • Como eu posso chegar no destino?
  • Quais são as opções de hospedagem disponíveis?
  • Quantos dias eu devo ficar no destino para conhecê-lo minimamente?

No caso, de viagens internacionais, descubra: é preciso visto para o país? Passaporte? Algum tipo de vacina? Qual moeda levar?

2 – Busque Referências

Para ajudar na elaboração do seu roteiro de viagem, nossa segunda dica é  você imergir no destino. Isso vai te ajudar bastante nas etapas de orçamento e antecipação. Essa é a hora de você estar com a data e destinos definidos.

Acesse o TripAdvisor para buscar referências de hotéis e restaurantes no destino; navegue nos blogs de viagem, nas redes sociais de viajantes e converse com pessoas dentro de sua rede de amigos que já estiveram no local escolhido. Se a sua escolha for a Barra de São Miguel, já facilitamos o roteiro.

checklist-roteiro-de-viagem-2

 

3 – Orçamentos 

Antes de classificar por muito caro ou barato, avaliem o tipo de experiência que desejam encontrar. Lembra que falamos que viajar não envolve muitos gastos? É por conta desse fator: orçamento. Já está muito claro para onde será sua próxima viagem, o que fazer por lá e a hospedagem, claro!

Agora vem a força tarefa dos envolvidos na viagem, pesquisar os preços e adequá-los ao valor predefinido. Não esqueçam de incluir custos importantes como alimentação – dedicamos um item para isso adiante – seguro viagem e taxas de conversões, caso a viagem seja para o exterior.

4 – Antecipação

Esse quesito também é um forte aliado da economia. Reservando com antecedência, você consegue negociar parcelamentos e começar a pagar com antecedência. Nossa única ressalva é: tente programar a mesma quantidade de parcelas do hotel e, se houver, das passagens aéreas.

O mesmo vale para conversão em moeda estrangeira, acompanhe a cotação e no momento mais oportuno, efetive a compra da moeda.

Drinks devem estar inclusos no roteiro de viagem

5 – Alimentação

A alimentação é um dos itens mais valiosos da viagem, pois você vivencia de fato a gastronomia do lugar. Não deixe de pesquisar sobre pratos típicos do local que está viajando, para não se arrepender de ter uma experiência sensacional.

Assim como a viagem, elabore uma lista dos restaurantes que você deseja conhecer e faça uma média de quanto pretende gastar num jantar, incluindo bebidas alcoólicas. Para ajudar a poupar, você pode fechar pacotes no hotel com as refeições inclusas, descobrir endereços gastronômicos populares, conhecer espaços menos turísticos.

6 – Arrumando a mala

Graças ao planejamento você consegue saber como estará a previsão do tempo na época da sua viagem e garantir os visuais ideais na hora de arrumar a mala de viagem. Durante a arrumação, vale ter em mãos um checklist especial do que será necessário.

Dica extra: Seja flexível. É impossível prever tudo que pode acontecer durante a viagem, ainda que você tenha pesquisado e planejado com cuidado seu roteiro de viagem. Sendo assim,  durante a programação, tente deixar um tempo livre ou planejar um dia a mais caso haja alteração durante a jornada.. Imprevistos acontecem e desse modo é possível evitar momentos de estresse.

É no decorrer da viagem que seu roteiro ganha vida. Planeje esse momento com carinho e se deixe levar um pouco pelo local que está visitando e descobertas inesperadas que esse hobby pode lhe trazer.

Leia também:

Dia dos namorados e Corpus Christi celebre no Gungaporanga

Dia dos namorados e Corpus Christi celebre no Gungaporanga

O seu dia dos namorados e Corpus Christi podem ser fantásticos! Em 2020, a data do Corpus Christi será  anterior […]

Leia mais
Enogastronomia: combinação perfeita para casais

Enogastronomia: combinação perfeita para casais

Enogastronomia é harmonizar a comida e o vinho em uma mesma refeição agregando novos aprendizados e também uma deliciosa experiência. […]

Leia mais
Novo conceito de hotelaria no Gungaporanga já está chegando

Novo conceito de hotelaria no Gungaporanga já está chegando

Um novo conceito de hotelaria está para vir e por isso já estamos passando por um período de readaptação. Entendemos que a […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp