Pudim de leite: um dos sabores do Gungaporanga

O pudim de leite é um clássico da confeitaria brasileira que não pode faltar por ser escolha unânime entre os […]

O pudim de leite é um clássico da confeitaria brasileira que não pode faltar por ser escolha unânime entre os paladares. A única polêmica que envolve a sobremesa é: com furinhos ou sem furinhos? Não importa quem ganha essa escolha, pois não há quem resista aquela calda brilhosa com o doce de textura lisinha e que finaliza perfeitamente qualquer refeição.

Só de imaginar, já é possível sentir a boca cheia de água. Quem já provou o pudim de leite do Gungaporanga ou as delícias de seu restaurante entende muito bem do que estamos falando e quem ainda não teve o privilégio de provar, pode fazê-lo em casa, assim como a casquinha de siri.

Como fazer o pudim de leite do Gungaporanga

A receita servida no hotel é individual, o que torna o preparo mais prático e os ingredientes são super fáceis de encontrar, com certeza você tem eles em sua dispensa, veja: ovo, leite condensado, essência de baunilha, leite, açúcar e água.

 

Porém, o “pulo do gato” é a decoração que acompanha o doce. Mas, antes de explicar o preparo, queremos destacar que todo o cardápio do Gungaporanga foi elaborado na vista do hotel. Então, a rendinha que vem em cima do pudim de leite, nada mais é que uma homenagem aos corais que envolve parte da praia da Barra de São Miguel. Bem poético, não é?!

Para o preparo não tem mistério. Acima, trouxemos os ingredientes e suas quantidades e abaixo vamos mostrar o preparo por etapas:

Preparo da calda

Coloque na panela o açúcar em fogo baixo e deixe derreter a seco. Depois que o açúcar estiver derretido, vá acrescentando a água quente aos poucos e misture delicadamente. Deixe a calda engrossar por cerca de 5 minutos, até que comece a borbulhar. Retire do fogo, coloque na forma própria de pudim e reserve.

Preparo do pudim de leite

Bata no liquidificador os ovos por cerca de 2 minutos, para tirar o cheiro forte dele. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe bater por mais 5 minutos. Coloque a mistura na forma já com a calda e leve ao forno em banho-maria a 180°C, por cerca de 40 minutos.

Preparo da decoração

Basta aquecer uma frigideira e adicionar uma misturinha de óleo, água e farinha de trigo. Assim que se formar uma crosta, espere esfriar e quebre no tamanho que desejar.

Após retirar o pudim do forno, espere esfriar um pouco e leve à geladeira. Deixe gelar por aproximadamente 2 horas. Em seguida desenforme, arrume a decoração e aprecie sem moderação. Se você gostou da receita e preparou em sua casa, publique em seu Instagram marcando a gente: @gungaporangahotel ou use a hashtag #SaboresGungaporanga

 

 

 

 

 

Leia também:

Long stay topa essa viver experiência?

Long stay topa essa viver experiência?

A maioria dos hotéis long stay buscam oferecer ainda mais comodidade ao hóspede. Você tem desejo de conhecer essa modalidade de viagem?

Leia mais
Como escrever votos de casamento. Veja essas dicas!

Como escrever votos de casamento. Veja essas dicas!

Para escrever votos de casamento é preciso mais do que palavras bonitas, mas deixar a emoção e o amor transcender. E um visual inspirador, cercado por natureza, ajuda bastante no momento de deixar o coração falar.

Leia mais
Viajar solo e 3 destinos para visitar em Alagoas

Viajar solo e 3 destinos para visitar em Alagoas

Viajar solo não é nenhuma novidade. Mas no cenário atual, essa ação vem ganhando cada vez mais força, principalmente para […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp