O artesanato de Alagoas

O artesanato de um estado fala muito sobre sua cultura e seu povo. É considerado um dos maiores patrimônios de […]

O artesanato de um estado fala muito sobre sua cultura e seu povo. É considerado um dos maiores patrimônios de uma nação. Aqui em Alagoas, mais de 10 mil artistas ajudam a elevar a história do estado com seu talento. Em suas mãos, os bens que a natureza proporciona recebem um carinho especial e são transformados em arte.

Temos diversos tipos de artesanato. De fios e tecidos, fibras, madeira, semente de coco, barro ou argila, ferro e couro. Conheça melhor cada um deles!

Fios e tecidos

Bordado do tipo Filé | Gungaporanga Hotel
Bordado Filé feito em Alagoas

Alagoas tornou-se referência nesse segmento com peças únicas, que encantam o mundo todo. Temos o filé, bordado genuinamente alagoano, a renda de bilro, as barras de redendê nas toalhas, os caminhos de mesa de patchwork e os delicados bordados ‘boa noite’.

Fibras

Fibra de Taboa de Alagoas
Boldas feitas com fibras da Taboa

Esse tipo de artesanato é originado dos pés de coqueiros, das bananeiras, da taboa, do ouricuri – uma espécie de palmeira – e até do cipó. O trançado de fibras vegetais resulta em lindos produtos decorativos, como cestas, tapetes, esteiras e chapéus. Depois da extração, as fibras são tratadas manualmente pelas próprias artesãs e, após a secagem, trançadas.

Madeira

Artesanato de Alagoas: peça em madeira

Os mestres artesãos transformam diversas espécies de madeira em imagens religiosas, bichos da fauna de Alagoas, além das icônicas e simbólicas carrancas que, segundo a tradição, protegem quem navega as águas do Velho Chico.

Semente de Coco

Arte com semente de coco de Alagoas

Além de suas belas praias, o litoral de Alagoas também é marcado por seus vastos coqueirais. Com a semente do coco nossos artistas fazem acessórios decorativos, tapetes, esteiras e esculturas.

Barro ou argila

Artesanato de barro de Alagoas

Quando misturados de forma cuidadosa à água, o barro e a argila resultam em lindos objetos decorativos, como vasos, bonecos e esculturas, que retratam o sertanejo, as danças, folclore, crenças e religiosidade local.

Ferro

Bonecos de ferro | Artesanato alagoano

As peças em ferro são leves, ricas, cheias de personalidade e com alta resistência aos efeitos do tempo. Alumínio, estanho, bronze, cobre, zinco e até a nobre prata são os destaques da produção em Alagoas.

Couro

Xô Boi, sandália de couro feita em Alagoas
Sandália Xô Boi em produção: peça tipicamente alagoana

Retirado do gado ou de pescados, como a tilápia, o couro, com as mãos habilidosas de nossos artesão, transforma-se em sapatos, bolsas, sandálias e chapéus que protegem do forte sol do sertão.

 

Imagens: Turismo Alagoas

Leia também:

Alagoas por todos os sentidos

Alagoas por todos os sentidos

Alagoas por todos os sentidos é a forma de como podemos eternizar a estada nesse paraíso através: da visão, do […]

Leia mais
Confira como ter as melhores experiências de inverno

Confira como ter as melhores experiências de inverno

Você já ouviu falar sobre experiências de inverno? A estação mais fria do ano podem guardar momentos incríveis. Até mesmo […]

Leia mais
Experiência Romântica em Hotéis

Experiência Romântica em Hotéis

Viajar para o paraíso, se hospedar com requinte e vivenciar uma experiência romântica a dois é o que todo casal […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp