Litoral Sul: O que fazer na Barra de São Miguel

Um dos balneários mais famosos de Alagoas e frequentado por grande parte dos alagoanos é a Barra de São Miguel. […]

Um dos balneários mais famosos de Alagoas e frequentado por grande parte dos alagoanos é a Barra de São Miguel. Localizada no litoral sul do estado, a cerca de 30 minutos da capital Maceió, concentra praias de mar morno e calmo, águas de tons esverdeados e um coqueiral impressionante.

Para chegar na Barra de São Miguel, não tem segredo. De carro, basta seguir em direção ao litoral sul pela rodovia AL 101 Sul, sentido Marechal Deodoro. Há placas indicando o caminho em todo o trajeto, mas ao passar pela segunda ponte, fique atento que você estará perto da cidade.

Quando ir

Alagoas possui de fato duas estações: verão e inverno. Porém, mesmo no nosso inverno as temperaturas permanecem altas. A única diferença é que chove bastante, inviabilizando alguns dos principais passeios ao ar livre. Geralmente as chuvas se intensificam nos meses de junho, julho e agosto. Se você pretende curtir um bom hotel, é um momento ideal para aproveitar as tarifas mais baixas.

Já durante a alta temporada de verão, que vai de novembro até março, a Barra recebe centenas de turistas. Pelo fato de algumas praias serem cercadas por uma enorme barreira de arrecifes, a região é considerada uma das melhores para tomar banho. Essas formações rochosas submersas criam uma barreira separando as águas do alto mar, garantindo um banho super tranquilo e seguro. Em dezembro e janeiro também acontecem muitos eventos, shows e festas na cidade. Animação total!

Passeios

Praias

Os principais programas da Barra são as praias, sendo a mais famosa a Praia do Gunga, eleita por diversas revistas especializadas uma das 10 mais bonitas do Brasil. Lá é possível curtir o mar e relaxar na areia, comer e beber nas barracas e também fazer passeios de lancha, escuna, catamarã,  flyboard, banana boat, entre outras atividades aquáticas. O passeio de lancha custa em média R$ 40,00 e, como os demais, podem ser reservados lá na praia.

Outra opção de passeio é a Praia do Francês, que na verdade está localizada no município vizinho, Marechal Deodoro. Essa é também uma das praias mais frequentadas pelos alagoanos, possui águas mornas de tons de azuis e verdes cristalinos. A estrutura de restaurantes para turistas é muito boa, aproveite para experimentar algumas delícias da culinárias local! Ostras, sururu, massunim e outros pratos típicos são facilmente encontrados nos estabelecimentos.

Mirante do Gunga

 

Mirante do Gunga | Barra de São Miguel
A vista espetacular do Mirante do Gunga. Foto: Lala Rebelo

Do Mirante do Gunga é possível ter uma bela visão panorâmica do coqueiral do Gunga. O espaço é bem pequeno, porém rende lindas fotos e a visita é imperdível. Para subir é cobrada uma taxa de manutenção de apenas R$ 3,00.

Bar de praia

Se você procura um bar com maior conforto e exclusividade, a dica é o Beach Club Praêro. Tem música ao vivo, espreguiçadeiras à beira-mar e ótimos drinks. Mas ali pertinho também existem outras barracas mais simples que oferecem bebidas e petiscos na areia da praia, como a Barraca do Manoel. Tem opções excelentes para todos os gostos e bolsos.

Lagoa do Roteiro

A belíssima Lagoa do Roteiro é uma grande atração turística de Alagoas. Separe um tempo para conhecê-la e relaxar em alguns dos diversos bancos de areia que se formam no meio das águas. O banho é uma delícia!

Lagoas do Roteiro | Gungaporanga Hotel
Bancos de areias da Lagoa do Roteiro (Foto: Lala Rebelo)

Vila Niquim

Especialmente no mês de janeiro, uma área gastronômica e cultural funciona no centrinho da Barra. É a badalada Vila Niquim, com lanchonetes, lojas de artesanato e eventos durante todo o dia. O local é bastante frequentado por famílias alagoanas e turistas que passam as férias na região. Vale a pena uma visita!

Palatéia: o paraíso das ostras

Passeio das Ostras - Alagoas
Passeio de canoa no paraíso das ostras. (Foto: Márcio no Mundo)

A comunidade de Palatéia fica a apenas 5km da Barra de São Miguel e é conhecida nacionalmente pela sua imensa produção de ostras. Há tours guiados de carro até o local que incluem trilha, degustação e passeio de canoa entre os manguezais. O acesso ao local é feito por uma estrada de barro e ao chegar lá os moradores recebem os turistas sempre com muita simpatia. Tudo no estilo rústico e charmoso, uma experiência única!

Onde ficar

Hotel na Barra de São Miguel
Piscina com borda infinita do Gungaporanga Hotel

Com uma vista incrível do encontro da Lagoa do Roteiro e com o mar da Barra, o Gungaporanga Hotel é uma opção que une beleza, conforto e serviços de excelência. Fica no alto de uma falésia, uma localização super privilegiada! Além de integrar sua arquitetura e decoração à natureza presente no entorno, o hotel é quase exclusivo pois tem apenas 18 bangalôs, e também conta com um restaurante regional contemporâneo. O menu de pratos típicos é preparados com toques de sofisticação da culinária internacional.

Restaurante na Barra de São Miguel
Filé de tilápia com camarão, alcaparras e tomatinhos frescos do Gungaporanga Hotel.

 

Aproveite a Barra de São Miguel!

Boa viagem!

 

Foto aérea da Barra: Márcio no Mundo.

Leia também:

Festa na praia? Escolha ótimos souvenirs de casamento

Festa na praia? Escolha ótimos souvenirs de casamento

Uma festa de casamento, principalmente, na praia é cheia de detalhes inesquecíveis. Para tornar o dia ainda mais especial, os […]

Leia mais
4 cuidados para comprar com segurança na Black Friday 

4 cuidados para comprar com segurança na Black Friday 

Se muita gente já adora comprar, imagina comprar com desconto? É um paraíso, não é?! Uma vez no ano, o […]

Leia mais
4 (ótimos) motivos para celebra o Dia do Nordestino no NE

4 (ótimos) motivos para celebra o Dia do Nordestino no NE

O lugar ao qual pertencemos diz muito sobre a gente. Muito mais do que imaginamos: a cultura, a gastronomia, o […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp