Enogastronomia: combinação perfeita para casais

Enogastronomia é harmonizar a comida e o vinho em uma mesma refeição agregando novos aprendizados e também uma deliciosa experiência. […]

Enogastronomia é harmonizar a comida e o vinho em uma mesma refeição agregando novos aprendizados e também uma deliciosa experiência.

Se você pensou no dia dos namorados, muito bem! Esse post blog é também uma preparação do que fazer na data, afinal, junho está se aproximando e a dúvida do que preparar para vivenciar mais um momento especial com o par já começa a pairar nos pensamentos dos apaixonados.

Dessa vez, convidamos quem entende bem do assunto para ajudar a elaborar um roteiro mais focado em duas coisas deliciosas: vinho e gastronomia. Acertou quem pensou no perfil do @viagem_vg.

As dicas são do Daniel Ramalho , que separou 3  tópicos básicos da enogastronomia que poderão ser utilizados em qualquer ocasião, inclusive na sua próxima viagem a dois ou visita ao Gungaporanga.

Enogastronomia: 3 pontos importantes para um jantar perfeito

Para uma ocasião se tornar ainda mais especial, basta agregar experiências enogastronômicas e estar abertos a novas experiências. Afinal aquele restaurante desconhecido pode trazer descobertas incríveis. Vamos conferir as dicas do Daniel? 

Imagem de um risoto com filé mignon e uma garrafa de vinho ao fundo.

 

Pesquise Restaurantes

Buscar os melhores restaurantes da região, seja em blogs ou indicação de amigos ou com pessoas locais ajuda no planejamento das próximas dicas.

A culinária reflete a cultura de cada povo, não só nos ingredientes, mas também nas técnicas culinárias e nos utensílios e produtos utilizadosPor exemplo, a cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típicos em Portugal, à tajine em Marrocos e a panela de barro no Brasil.

Escolha um bom vinho

Com relação ao vinho, ocorre uma situação parecida com viajar. Assim como cada local possui uma forma única, os vinhos possuem suas particularidades e é bem válido experimentar o vinho da casa. Se permita novas uvas, taninos, aromas…Torne a escolha da bebida uma tarefa divertida e prazerosa para o casal.

Quando a viagem é para destinos que não são produtores de vinho ou o jantar do dia dos namorados será num restaurante mais simples ou no próprio hotel, não pense que a escolha será um bicho de sete cabeças, pelo contrário, solicite orientação ao sommelier ou de quem está servindo.

Harmonização sem regras

Quem é apaixonado por vinho e boa gastronomia sabe que uma harmonização bem feita é capaz de mudar até mesmo o nosso humor. E harmonizar comida também não é complicado, sendo necessário apenas o equilíbrio entre o vinho e a comida, de modo que um não se sobreponha sobre o outro.

Exemplo: a feijoada é uma iguaria com sabor defumado forte e comumente servida com vinho tinto mais encorpado. Quando quebramos essas regras, chegamos a combinações inusitadas e saborosas, como servir o prato com um vinho branco cítrico e agregar novas memórias ao paladar.

Dica extra: enogastronomia básica

Se mesmo com essas dicas, você quer impressionar sem medo de errar, não há problema em apostar nas combinações básicas. Separamos as mais familiares para quem está aprendendo mais sobre o universo enogastronômico:

  • As massas e carnes combinam com vinho tinto;
  • Peixes e frutos do mar podem acompanhar vinho branco (mas isto não é uma regra);
  • Para carnes, vinhos potentes e complexos são os mais adequados;
  • Com salmão grelhado combine com um vinho branco, leve e refrescante;
  • Se a massa leva molho de tomate, harmonize comum vinho tinto menos ácido, enquanto para molhos mais cremosos, acompanhe com um vinho mais ácido.

Agora que você entende um pouco sobre enogastronomia, qual vai ser sua harmonização perfeita para o dia dos namorados? Só não esquece que para deixar o clima ainda mais romântico, é preciso escolher boas músicas.

Leia também:

Dia dos namorados e Corpus Christi celebre no Gungaporanga

Dia dos namorados e Corpus Christi celebre no Gungaporanga

O seu dia dos namorados e Corpus Christi podem ser fantásticos! Em 2020, a data do Corpus Christi será  anterior […]

Leia mais
Novo conceito de hotelaria no Gungaporanga já está chegando

Novo conceito de hotelaria no Gungaporanga já está chegando

Um novo conceito de hotelaria está para vir e por isso já estamos passando por um período de readaptação. Entendemos que a […]

Leia mais
Fotos em casal: confira 6 dicas imperdíveis

Fotos em casal: confira 6 dicas imperdíveis

As fotos em casal sempre são inspiradoras. Elas representam bons momentos, cumplicidade e instigam o amor. Quem nunca reproduziu uma […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp