Cuidados ao viajar de avião

Com a normalização dos serviços cada vez mais iminente, os cuidados ao viajar de avião devem fazer parte dessa rotina […]

Com a normalização dos serviços cada vez mais iminente, os cuidados ao viajar de avião devem fazer parte dessa rotina de cautela. A flexibilização literalmente abriu fronteiras e já podemos voar para os locais que mais amamos. Mas, lembre-se: a responsabilidade social é de todos, inclusive nossa como hotel.

Do check-in ao desembarque no destino, as companhias aéreas assumiram diversos protocolos como medida de segurança para a tripulação e passageiros. Por isso, preparamos esse pequeno guia para você se sentir seguro ao entrar numa aeronave.

Cuidados ao viajar de avião: o uso da máscara é essencial

Assim como em estabelecimentos físicos e circulação em aeroportos, a máscara se tornou item indispensável nas viagens aéreas. É obrigatório! Por isso, ao arrumar as malas não esqueça a sua proteção. Uma medida quem tem sido

Antecipe seu check-in

As companhias aéreas recomendam que o check-in seja feito com antecedência, seja através do site ou do App. Além disso, o cartão de embarque digital já é uma realidade e o uso é recomendado como um dos cuidados ao viajar de avião, evitando o manuseio de papel entre o cliente e agente.

Terminais de autoatendimento desativados

Os terminais de autoatendimento já não são novidade, não é? Eles facilitam o atendimento sem a necessidade de passar pelo balcão, além de evitar a formação de filas e possíveis aglomerações. Mas a grande novidade é que eles estão desativados.

Por isso, o ideal é chegar mais cedo ao aeroporto e esperar o atendimento no balcão. Mas, boa parte das companhias já estipularam as marcações no chão e implantaram o sistema de filas transversais para incentivar o distanciamento social.

Antecipação

O tempo para acessar as salas de embarque estão maiores, devido aos novos controles sanitários e isso pode interferir na chegada ao portão. Algumas companhias, a exemplo da Gol, alterou o tempo do check-in, que passou a ser encerrado com até 1 hora de antecedência do voo.

Despacho de bagagem

Por falar nas malas, uma das medidas para reforçar os cuidados ao viajar de avião foi limitar a quantidade de bagagem de mão. Desse modo, vale a pena informar-se qual a política de sua companhia aérea e se haverá custos extras em caso de envio da mala pelo porão.

Álcool gel

Leves e de tamanhos que cabem na bolsa ou no bolso da calça, tenha sempre em mãos um frasquinhos de álcool gel. Afinal, ele já faz parte da rotina de muitas pessoas e são permitidos embarcar com até 500ml do produto em embalagem transparente nos voos nacionais. Além disso, algumas aeronaves já possuem dispenser com o produto. Mas vale ressaltar que proteção extra nunca é demais!

Leve alguns snacks

Vai fazer uma viagem longa? Melhor verificar como está funcionando o serviço de bordo da companhia aérea que vai viajar. Na Azul e na Latam, o serviço continua sendo realizado com cardápio reduzido e alguns dos alimentos servidos em embalagens individuais fechadas. Enquanto a GOL pausou seu serviço de bordo, mas oferece água – que deve ser solicitada aos comissários – e snacks lacrados ao final do voo para serem consumidos após a viagem.

Desembarque

Aguarde os passageiros das fileiras da frente desembarcarem e aguarde o seu momento, para dessa forma evitar aglomerações e seguir o fluxo. Se vai despachar bagagens, é importante prestar atenção na esteira para não pegar a mala errada e evitar o contato desnecessário.

Alguns estudos (entre eles o da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA), explicam que o risco de transmissão a bordo é muito baixo. Isso porque as pessoas não sentam de frente umas para as outras e que o encosto do banco, onde há contato entre pele e superfície, funciona como uma proteção. Outras informações importantes são que muitas aeronaves possuem um sistema de renovação do ar e as companhias aéreas adotaram procedimentos mais rígidos na higienização do banheiro, cintos, bolsões dos assentos, janelas, bagageiros e bandejas dos aviões a cada parada.

Contudo, reforçamos ainda que em caso de febre ou algum sintoma popularmente conhecido da Covid-19 que adie o plano daquela viagem imperdível, evitando o contágio de outras pessoas. Por isso, estamos juntos no combate ao Coronavírus através de nosso Manual de Segurança para Hospedagem.

 

Leia também:

Tríade do Gungaporanga: silêncio, tempo e privacidade

Tríade do Gungaporanga: silêncio, tempo e privacidade

“Os artigos de luxo do século XXI são tempo, o silêncio e a privacidade”, disse Martha Gabriel, professora, escritora e […]

Leia mais
BLACK FRIDAY 2020: a melhor de todos os tempos

BLACK FRIDAY 2020: a melhor de todos os tempos

A BLACK FRIDAY 2020 acontece no dia 27 de novembro e promete ser aquecida em vários setores, principalmente no segmento […]

Leia mais
Em uma nova estação é tempo de florescer

Em uma nova estação é tempo de florescer

Em uma nova estação é tempo de florescer e continuar o autocuidado que estamos cultivando desde o início da quarentena. […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp