Conheça 4 artistas alagoanos através do Gungaporanga

Os artistas alagoanos são motivos de muito orgulho. Isso porque Alagoas carrega em sua essência cultural o artesanato, além de […]

Os artistas alagoanos são motivos de muito orgulho. Isso porque Alagoas carrega em sua essência cultural o artesanato, além de ser um estado rico em talentos que surgem de diversos municípios e realizam obras com os mais diversos materiais.

A prova mais fidedigna desta ufania são as diversas esculturas espalhadas em Maceió, enaltecendo obras clássicas de diversos mestres-artesãos. Do barro à madeira, as réplicas em tamanho gigantes ostentam a mesma beleza das obras originais.

Mas, melhor que contemplar a cópia gigante, é ver bem de perto esses trabalhos. Por exemplo, o trabalho do André da Marinheira, que possui uma de seus monumentos próximo à entrada do município de Marechal Deodoro, está exposto na recepção do Gungaporanga. Desse modos, sendo possível explorar os detalhes de cada artefacto.

Quem são os artistas alagoanos que estão no Gungaporanga?

Tem outros trabalhos de artistas alagoanos pelo hotel e mais do que ver esse material, te convidamos a saber mais sobre os artistas e se encantar não só pelo trabalho, como também pela história de cada um. Do contemporâneo ao clássico, da capital ao interior e do litoral à zona da mata, queremos apresentar 4 grandes artistas que você pode conhecer através da decoração do Gungaporanga.

Obras dos artistas alagoanos na recepção do Gungaporanga
Obras dos artistas alagoanos na recepção do Gungaporanga

João das Alagoas

Artesão do barro, João das Alagoas é do município de Capela e é famoso não só por suas esculturas, mas por ser um percursor do ofício como educação e fonte e renda, principalmente para mulheres, a exemplo de Tita e Sil, ambas conterrâneas de João. Em sua obra, o boi-bumbá é o protagonista, mas em seu interior cenas do cotidiano sertanejo, brincadeiras infantis e até mesmo o folclore alagoano.

Ana Maia e Rosa Piatti

“Arte conceitual, inspirada na cultura nordestina e com linguagem universal”. É assim que as artistas, arquitetas, designer e irmãs Ana Maia e Rosa Piatti descrevem seus trabalhos nas acomodações do Gungaporanga. O talento veio do berço, a criatividade das inúmeras visitações aos museus Brasil a fora, desde a infância e a inspiração vem das riquezas geográficas e tradição cultural de seu berço, Alagoas.

André da Marinheira

Embora os felinos sejam sua marca registrada, o mestre André da Marinheira confecciona outros animais em madeira. Esculpe desde os 12 anos, tendo como mestre e professor seu próprio pai. Natural de Boca da Mata, área leste de Alagoas, o artista possui uma página nas redes sociais que vende muito além de decoração, mas inspiração em conhecer mais sobre sua origem.

Um trabalho artístico bem feito é totalmente capaz de dar vida a qualquer local. O filé, por exemplo, além de aconchego e cores alegres, traz a identidade cultural das mulheres rendeiras. O trabalho dos artistas alagoanos carrega em suas inspirações mais do que criatividade, mas também suas vivências cotidianas ou infantis.

Leia também:

5 dicas de filmes para assistir nas férias

5 dicas de filmes para assistir nas férias

Filmes para assistir nas férias nunca é demais. Além de garantir diversão é um programa que é possível fazer em […]

Leia mais
Par perfeito: São João no Nordeste e Gungaporanga

Par perfeito: São João no Nordeste e Gungaporanga

O São João no Nordeste é uma das mais tradicionais datas comemorativas em nossa cultura e um período regado à […]

Leia mais
Férias: confira os novos voos para Alagoas

Férias: confira os novos voos para Alagoas

Com a chegada de novos voos para Maceió, conhecer o paraíso das águas ficou a um pulo de distância. Isso […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp