Casquinha de siri: dos mares do sul à mesa

Já experimentou casquinha de siri? Da riqueza dos mares e lagoas do litoral sul alagoano, o siri de coral é […]

Já experimentou casquinha de siri? Da riqueza dos mares e lagoas do litoral sul alagoano, o siri de coral é um tesouro delicioso. Em seu preparo, aproveita-se as ovas e também o seu filé, uma proteína desfiada e muito saborosa, com uma textura leve e marcante.

Em Alagoas, por exemplo, a maioria dos bares e restaurantes servem o filé de siri desde entrada até mesmo como prato principal, acompanhada de arroz, molho vinagrete e farofa. A casquinha de siri é uma das versões mais gostosas de apreciar a iguaria.

Não se sabe exatamente a origem da casquinha de siri , apenas que é um prato tipicamente brasileiro que arrebata corações de turistas e locais de todas as idades.

O que combina com casquinha de siri?

Assim como os peixes e carnes brancas em geral, o filé possui sabor marcante. No preparo da casquinha de siri, outros sabores incorporam a mistura, como o coentro e leite de coco. Além disso, a casquinha devido à farinha panko que vai na mistura, fica um pouco mais consistente e com uma textura mais cremosa. Veja as melhores formas de harmonização deste petisquinho:

Vinho Branco ou rosé

Assim como todo fruto do mar, a casquinha de siri pede vinhos mais frutados, leves e joviais. Vai experimentar em algum restaurante especializado em enogastronomia? Então na carta, aposte nos Sauvignon mais frutados.

Farofa de quinoa

Para quem ama uma farofinha bem refogada, pode apostar nessa combinação sem medo! Preparadas com flocos do grão, a mistura ainda deixa a receita funcional, já que a quinoa é fonte de fósforo, magnésio e cálcio e lisina, essenciais para a saúde óssea.

Cervejinha gelada

Outra bebida que combina bastante com o sabor do filé de siri é a cerveja. A bebida precisa ter as mesmas características da cerne: delicada, suave, leve e saborosa. Portanto, as cervejas ideais para harmonizar com esse prato precisam ser delicadas e suaves, como as Witbiers ou as Weiss.

Veja como fazer a casquinha de siri do Gungaporanga:

Ingredientes

500g de siri
50g de óleo
25g de tomate
25g de cebola
100g de pimentão verde
50ml de leite de coco
30g de coentro
50 gramas de farinha panko
50g de farinha de parmesão
Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Limpe bem o filé de siri e reserve.
Inicie o refogado das verduras no óleo e depois adicione aos poucos o siri e o mantenha suculento.
Adicione vagarosamente o leite de coco, mexendo sem parar até incorporar bem todos os ingredientes.
Tempere com sal e pimenta do reino à gosto e desligue o fogo. Adicione a farinha panko.

Para servir, transfira para ramequins de porcelana ou em carapaças de louças no formato do crustáceo ou cocha. Finalize com a farinha de parmesão e leve para gratinar no forno ou com maçarico.

O filé de siri é fonte de gordura boa, sendo considerado um alimento saudável e o preparo dele em casa deixa a iguaria ainda mais gostosa e adaptável aos hábitos alimentares. Além disso, a receita pode ser congelada após esfriar.

Ficou com água na boca, mas bateu a indisposição de preparar uma receita diferente?! Então aproveita o day use do Gungaporanga para apreciar uma das melhores casquinhas de siri do estado. A receita também combina com uma experiência inesquecível de  verão, piscina e um visual de tirar o fôlego!

Leia também:

Room Office: jeito ideal de trabalhar e viajar

Room Office: jeito ideal de trabalhar e viajar

Muitas tendências de hotelaria surgiram em 2020, que prometem se desenvolver ainda mais neste ano, como é o caso do […]

Leia mais
Experiências imperdíveis para viver no Gungaporanga

Experiências imperdíveis para viver no Gungaporanga

As experiências imperdíveis para viver no Gungaporanga estão muito além do viajar e ficar hospedado em um bom hotel. Há […]

Leia mais
Carnaval de 2021: como aproveitar de forma segura?

Carnaval de 2021: como aproveitar de forma segura?

O carnaval de 2021 vai ser bem diferente dos anos anteriores, com muitas cidades sem as tradicionais festas de Momo, […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp