Benefícios do sol para a saúde

No verão é comum redobrarmos o cuidado com nosso corpo, que costuma ficar exposto à maior incidência de raios solares […]

No verão é comum redobrarmos o cuidado com nosso corpo, que costuma ficar exposto à maior incidência de raios solares e intensidade de radiação UV, em relação à insolação, desidratação, queimaduras, manchas, rugas e até mesmo câncer de pele. Apesar de compreensível, é importante lembrar que o sol também traz benefícios e é necessário para o metabolismo do organismo.

O principal para nossa saúde é a produção de vitamina D. O sol é o responsável por, em média, 80% dessa vitamina no corpo. Diretamente relacionada à formação de massa óssea, ela ajuda a combater a osteoporose e alguns estudos apontam que sua deficiência no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon.

A exposição da pele à luz solar também faz com que nosso corpo produza naturalmente a vitamina D3, que traz benefícios para os rins e fígado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, colabora no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, dermatites, além de desempenhar um papel importante no combate a doenças psíquicas, como depressão e mal de Alzheimer.

Também auxilia o cérebro na redução da produção da melatonina, substância que causa relaxamento e sonolência e pode levar a quadros de depressão quando produzida em excesso, e, em contrapartida, aumenta a serotonina, substância relacionada ao bom humor, aumentando assim a sensação de bem estar e a eficiência do sono durante a noite.

A vitamina D ainda protege o coração, participando do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo, coopera para uma gravidez segura (no o primeiro trimestre, a falta dela pode levar a abortos), previne e controla o diabetes, entre outras.

Benefícios do sol | Gungaporanga

Cuidados necessários

Para aproveitar os benefícios da luz solar sem sofrer problemas, é preciso manter o equilíbrio. Especialistas indicam que a exposição saudável ao sol deve ser feita diariamente de 15 a 30 minutos e sem protetor solar, para que a pele absorva a radiação UVB. Braços e pernas devem estar expostos e é recomendável se expor em horários onde a incidência solar é menor, antes das 10h e após as 15h.

Para evitar o câncer de pele, após estes horários é recomendado passar protetor solar. É necessário reaplicar o produto a cada duas horas, mas se houver transpiração excessiva ou se você entrar na água, esse tempo diminui. 

E aí, que tal aproveitar os benefícios do sol aqui no Gungaporanga?

Benefícios do sol | Gungaporanga

Leia também:

Festa na praia? Escolha ótimos souvenirs de casamento

Festa na praia? Escolha ótimos souvenirs de casamento

Uma festa de casamento, principalmente, na praia é cheia de detalhes inesquecíveis. Para tornar o dia ainda mais especial, os […]

Leia mais
4 cuidados para comprar com segurança na Black Friday 

4 cuidados para comprar com segurança na Black Friday 

Se muita gente já adora comprar, imagina comprar com desconto? É um paraíso, não é?! Uma vez no ano, o […]

Leia mais
4 (ótimos) motivos para celebra o Dia do Nordestino no NE

4 (ótimos) motivos para celebra o Dia do Nordestino no NE

O lugar ao qual pertencemos diz muito sobre a gente. Muito mais do que imaginamos: a cultura, a gastronomia, o […]

Leia mais

Assine nossa Newsletter

Nosso WhatsappNosso Whatsapp